Notícias

17/09/2021

Recivil - Mais opções de envio de certidões por correios podem ser habilitadas na CRC Minas pelos registradores

O Recivil lançou mais uma praticidade para o usuário receber as segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito em casa.  A partir desta sexta-feira (17.09), os cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais podem aderir a diferentes tipos de opções de envio das documentações por Correios, solicitadas através da CRC Minas.

Mas para o cidadão ter direito a mais opções de envio na plataforma CRC Minas, é preciso que o oficial habilite cada uma delas  na própria Central.   Com a habilitação, o cartório permite que as segundas vias sejam enviadas por carta com AR (Aviso de Recebimento), serviço que permite comprovar a entrega do documento ao destinatário.  Além de Sedex e Sedex 10, conforme a urgência do usuário. Carta sem AR (sem aviso de recebimento), categoria que inviabiliza a prova do não recebimento da certidão. E ainda escolher por outros tipos de serviços de correio que desejar.

A escolha da configuração das novas opções de envio é da responsabilidade do registrador. As opções estarão desabilitadas para todos os cartórios de Minas Gerais. Portanto, o cidadão só poderá encontrar mais opções de envio e diferentes preços do frete caso o oficial habilite a ferramenta para isso.

Para habilitar as opções, o oficial deve acessar a CRC Minas, clicar em “Configurações da Serventia” e depois “Habilitar opção de tipo de envio”. Selecionar as opções que preferir e salvar a configuração. A partir daí, as categorias de envio permitidas estarão disponíveis para a escolha do cidadão. 


Fonte: Recivil


•  Veja outras notícias